sábado, 19 de maio de 2012

RODELAS ABRE CAMINHO PARA A 4ª EDIÇÃO DA CARAVANA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NA BAHIA




                   




A partir desta segunda-feira (21) até o dia 29, o Governo da Bahia realizará a 4ª edição da Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, tendo como público-alvo crianças e jovens do Território de Identidade de Itaparica, formado pelos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas. A saída do grupo será do município de Rodelas e assim como nas edições anteriores, a 4ª edição da Caravana levará como bandeira de luta, o slogan “Por uma Bahia Livre do Trabalho Infantil – Um Pacto Pela Infância e Pela Vida”.

Entre as ações da Caravana nestas localidades estão a mobilização da população local, com carreata e passeata, panfletagem, atividades recreativas e uma reunião técnica para discutir o fenômeno trabalho infantil em cada município, abordando as políticas disponibilizadas pelo estado. Participam dos encontros as crianças, adolescentes, representantes do Sistema de Garantia de Direitos local, lideranças políticas e religiosas, autoridades, professores e a sociedade civil.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e apoiada pela Secretaria para Assuntos Internacionais (Serinter), por meio do Comitê Gestor Estadual do Pacto um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, e também da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a 4ª edição da caravana tem como foco a retirada de crianças do trabalho de qualquer natureza.

São parceiras desse movimento, além da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Ministério Público do Trabalho (MPT-Ba), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª região (Amatra5), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal (Ufba), entre outros órgãos.

Presente em 265 municípios, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que vem promovendo um esforço coletivo de ampliar a discussão da temática e a inserção de crianças em situação de trabalho no programa em todos os municípios baianos. Nas caravanas anteriores foram identificadas 16 mil crianças e adolescentes nos Território do Semiárido Nordeste II, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Paramirim, posteriormente inseridas no Peti.

A escolha do Território de Identidade de Itaparica pelo Governo do Estado foi feita com base nos mesmos critérios dos territórios visitados em edições anteriores, ou seja, o alto índice de trabalho infantil na região e ausência dos serviços do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Pela programação já definida, a 4ª edição da Caravana Estadual de

Erradicação do Trabalho Infantil terá o seguinte roteiro:

Dia 20: Saída da Caravana
Dia 21: Segunda-feira-Rodelas
Dia 22: Terça-feira-Abaré
Dia 23: Quarta-feira-Chorrochó
Dia 24: Quinta-feira-Macururé
Dia 25: Sexta-feira-Glória
Dia 28: Segunda-feira-Paulo Afonso
Dia 29: Terça-feira-Paulo Afonso(seminário final)


Ascom/Setre
Telefones para contatos
            71-3115-3149      
            71-3115-1748      
Lício Ferreira – DRT-Ba 793

Nenhum comentário:

Postar um comentário