quinta-feira, 21 de março de 2013

O MST DE ABARÉ:Assentados invadem prefeitura de Abaré em busca de melhores condições de vida


Abaré: Assentados ocupam prédio da prefeituraFonte: Vale em Pauta
Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Abaré, norte da Bahia, foi ocupada por moradores do Assentamento Antonio Conselheiro, localizado a 17 km do município. Dentre as várias reivindicações, a saúde ganhou o principal destaque. O prefeito Benedito Pedro da Cruz (PMDB) não se encontra no município.
Na localidade residem 227 famílias, aproximadamente 1500 pessoas. Esses moradores estão tendo que se deslocar para outras comunidades em busca de atendimento e, muitas vezes, tendo que dormir no Posto de Saúde. Mesmo com todo esse sacrifício, muitos ainda não conseguem o atendimento por falta de ficha.
“Faltam médicos, Agente Comunitário de Saúde e, constantemente, temos passado por grandes dificuldades devido à falta de serviços básicos desse setor”, afirmou um dos líderes do movimento.
Outro grande problema é com relação ao transporte escolar. Segundo informações, os alunos estão sendo transportados irregularmente pelo município, sem nenhum tipo de segurança, onde muitos chegam a ir em pé. Outros chegam inclusive ao ponto de perder aula devido a superlotação do ônibus.
De acordo com o Diretor Estadual do MST, Zé Menezes, o Assento Antonio Conselheiro esta vivendo em meio ao caos: “Não possuímos saneamento básico, que é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado”.
A ocupação não tem dia para acabar. Os manifestantes aguardam o retorno de Benedito ao município e só devem desocupar o prédio depois de negociarem com o prefeito a garantia de seus direitos básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário