segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Famílias atingidas pela seca em Abaré (BA) receberão terras às margens do Rio São Francisco






Os agricultores que sofrem com a seca em Abaré, município no Norte da Bahia, podem ficar um pouco mais aliviados. Agora, eles terão um pedaço de terra às margens do Rio São Francisco para plantio ou pasto de animais. Quase 115 hectares foram conseguidos através de uma ação conjunta entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a prefeitura municipal e a rádio FM Sertaneja.
Serão contemplados os agricultores que hoje moram em áreas completamente assoladas pela seca. A medida foi anunciada durante a primeira reunião em busca de alternativas para o enfrentamento da estiagem, realizada no último fim de semana. O evento contou com participação de mais de 100 agricultores, sindicalistas e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) dos municípios de Chorrochó, Macururé e Rodelas.
Segundo o diretor da rádio, Renato Carvalho, a intenção é unir todas as correntes políticas na tentativa de reduzir as consequências da seca na região. Ele explicou que o projeto funciona da seguinte forma: os agricultores que têm terras disponíveis às margens do São Francisco cedem uma área através de comodato ou em “meia” para que as pessoas que sofrem com a seca tenham condições de superar as dificuldades do momento, dando de comer e beber aos animais e garantindo o sustento de suas famílias. A situação seria normalizada com a chegada das chuvas, quando os prejudicados voltariam as suas terras.
O prefeito de Abaré, Delísio Oliveira (PMDB), participou do encontro e colocou à disposição os tratores da prefeitura. O STR do município ficou responsável pelo cadastro das terras cedidas e das famílias beneficiadas. (Fonte/foto: FM Sertaneja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário